top of page

Value Stream Mapping

Mapeamento de Fluxo de Valor

 

Sua empresa ainda faz mapeamento de processos utilizando fluxogramas?

Se sim, me desculpe pela sinceridade, mas se você ainda não utiliza Value Stream Mapping para enxergar e mapear os seus processos, você está perdendo dinheiro! E MUITO! Vou te explicar o porquê...

Desde a época dos dinossauros que as empresas brasileiras usam ferramentas de mapeamento de processos como os fluxogramas, as cartas de processos e até mesmo o Business Process Model and Notation (BPMN) e essas ferramentas possuem, sim, um valor agregado. Cada uma delas tem sua função e deve ser escolhida com atenção se você não quiser dedicar o tempo de uma equipe para gerar um produto que ficará engavetado no futuro. 

Os fluxogramas, por exemplo, são muito úteis para definir responsabilidades e auxiliar no treinamento dos novatos, deixando claro para todos os envolvidos quem faz o que e o que fazer em caso de tomadas de decisão. Mas alguém se arriscaria a dizer que utiliza fluxogramas para enxergar os desperdícios em um processo mapeado? Analisando um fluxograma, é possível perceber os desperdícios de tempo, energia e dinheiro nos processos? Não, não é possível! Então, Júlio, eu posso utilizar um fluxograma para formalizar um processo terrivelmente errado e que esteja jogando meu dinheiro todinho pela janela? Infelizmente, a resposta é SIM!

fluxograma 2.jpg
militar americano planejamento segunda g
planejamento de guerra.jpg

Só pra você ter uma ideia da importância do Value Stream Mapping, o método foi criado pelos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial para desenhar/definir os melhores caminhos por onde as tropas de soldados e os comboios que levavam suprimentos de armas, munições, medicamentos e alimentos para o front de batalha deveriam fluir pelos terrenos da Europa sem que fossem interceptados pelos soldados inimigos. Imagina o tamanho do prejuízo quando você desembarca uma tropa no litoral, caminha por semanas, ou até mesmo meses, em direção às batalhas e, no meio do caminho, seus comboios são interceptados e destruídos pelos inimigos? Além de você perder todo o avanço realizado, você correria o risco de deixar suas tropas sem armas, munição, remédios e alimentos, o que certamente os condenaria à morte. Não, os aliados não poderiam se dar à esse luxo! Nasce, então, um forma de mapear processos produtivos e administrativos que viria à revolucionar o mundo dos negócios: o todo-poderoso Value Stream Mapping!

DISRUPÇÃO: UMA NOVA ERA DE NEGÓCIOS

Empresas disruptivas como a UBER, o LinkedIn, o Aibnb, a Amazon, a Netflix, a Nubank, a Alibaba, e tantas outras empresas que estão metendo o pé na porta do mercado e literalmente esmagando suas concorrentes tradicionalistas só tiveram a visão de que algo no mercado poderia ser diferente do que vinha sendo comumente entregue quando utilizaram Value Stream Mapping para redesenhar seus ramos de negócios. Quem, um dia, poderia dizer o sistema de transporte por táxis, por pior que ele possa ter sido oferecido em algumas cidades, poderia ser tão impactado com um novo modelo de negócios que surgiu tão de repente através da UBER? E não adianta o choro. Todos os modelos tradicionais de produção estão sendo, neste momento, analisados e questionados e serão, muito provavelmente, substituidos por novos modelos de negócio em um futuro muito breve. Ah, sempre bom lembrar: se sua empresa ainda atua da mesma forma que atuava há 15 anos atrás, saiba que, neste momento, em algum lugar do planeta, tem alguém questionando seu modelo de produção através de um Value Stream Mapping, o que coloca sua empresa e seu ramo de negócios em riscos. Portanto, não há tempo a perder!​

logo airbnb.png
logo netflix.jpg
logo%20uber_edited.jpg
logo nubank.jpg
logo linkedin.png
Alibaba_group_logo.png

ATUAÇÃO GLOBAL

Atuo com mapeamento de fluxo de valor há 17 anos e já ajudei equipes em 5 continentes a enxergar onde estão perdendo o jogo e o que fazer para eliminar esses desperdícios, gerando mais de TRÊS BILHÕES de ganhos reais com os mais de 2.100 projetos realizados nos mais diversos setores da indústria, comércio e serviços mundiais.

IMG_20170210_092419509.jpg
MFV RIBEIRÃO PRETO.jpg
IMG_6793.JPG
IMG_20170526_112147205.jpg
IMG_1852.JPG
FOTO%20MFV_edited.jpg
MFV Portos Sul_Junho_14 (22).JPG
IMG_20170503_115429981.jpg
MFV TPD VLi.png

QUER SABER MAIS?

Quem conhece o Value Stream Mapping e o utiliza em seu cotidiano, certamente se destacará no mercado de trabalho e atingirá resultados excepcionais em seu ramo de atuação.

Ofertamos o curso de Value Stream Mapping completamente online e abrimos os canais diretos de comunicação para que todas as dúvidas sejam sanadas sem qualquer espera. 

A próxima turma irá acontecer no dia  21  de Outubro de 2023 em Manaus/AM! Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadíssimas! Clique aqui e se cadastre na lista de interessados em participar! 

bottom of page