Você sabia que um dos grandes #riscos do #trabalhopadronizado é a sua repetição? Como as atividades padronizadas são cíclicas, rapidamente são transformadas em #hábitos pelo cérebro e isso é muito legal quando falamos de #produtividade. No entanto, quando realizamos atividades "no piloto automático", nosso #cérebro desliga o córtex frontal, parte do cérebro responsável pela razão e começa a operar através do cérebro reptiliano, a parte do cérebro que cuida das coisas "automáticas", como a respiração ou os batimentos cardíacos. Perdendo a capacidade de raciocinar durante a realização das atividades, não é nada incomum que o executante cometa falhas, como o recepcionista do vídeo que ao invés de medir a temperatura na testa do garoto e espirrar álcool em suas mãos, fez o contrário: espirrou álcool na testa do garoto e levou o termômetro para medir a temperatura em sua mão!
A solução para isso é você sempre inserir algum #trabalhoperiódico no meio do trabalho padronizado, ou seja, a cada X ciclos de trabalho padronizado, você deve inserir 1 ciclo de trabalho periódico para que o cérebro do executante acione novamente o córtex frontal e retome a consciência sobre o que ele está fazendo, tirando-o do "modo automático".
Inscreva-se em nossa página para receber mais dicas como essa!
Júlio Ribeiro
#produção, #manutenção, #lean, #melhoriasoperacionais, #melhoriacontínua, #fluxooperacional, #otimizacãodeprocessos, #kaizen, #lean, #leanmanufacturing, #TPS, #WCM, #engenhariadeprodução, #produtividade, #gestão, #agregarvalor, #valor, #empreendedorismo, #reduçãodecustos, #liderança, #inovação, #harvardbusineereviewbrasil, #culturaorganizacional, #abepro, #industria40, #abeprojovem, #endeavor, #kaizen, #improviso, #criatividade, #criativação.
Commentaires